Psicologia e Massagem Biodinâmica
- Amanda Arcanjo
- 12 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de dez. de 2024

A Massagem Biodinâmica é um método de tratamento que faz parte da Psicologia Biodinâmica; abordagem desenvolvida pela psicóloga e fisioterapeuta Gerda Boyesen, que desenvolveu seu trabalho alinhando sua experiência psicoterapêutica nos conceitos de Reich, percussor do corpo na psicoterapia, com a sua formação e experiência no Instituto de Fisioterapia Aadel Bulow-Hansen, usando massagem para tratamento de distúrbios psicossomáticos e mentais. Nascia, assim, a massagem biodinâmica possibilitando uma síntese sobre a importância da descarga vegetativa (sistema nervoso autônomo), o papel da hipertonia e hipotonia da musculatura estriada nos processos psíquicos e o psicoperistaltismos, dentre outros pressupostos teóricos.
Gerda Boyesen, ao desenvolver os percursos da massagem biodinâmica, sentia que ao tocar numa musculatura tensa poderia acessar uma emoção antiga e dolorosa, que estava guardada e ali e era mantida através da respiração deficiente. Para não entrar em contato com a emoção dolorosa, as deixam de respirar profundamente e vão perdendo o contato com as suas emoções genuínas. Boyesen também percebeu que cada organismo nasce com uma forma natural de lidar com o estresse, mas apesar dessa capacidade de auto regulação, com os traumas vivenciados, considerando que as nossas vivências deixam registros nos nossos corpos, dificultam o retorno ao estado saudável.
Exemplo: uma emoções não é repetidamente expressa, daí os conflitos também não são resolvidos, e toda consequências disso se torna algo crônico. É quando há o encouraçamento, ou seja, a alteração do tônus muscular, que é a tensão (fator estressante) que se acumula, camada após camada, até o desenvolvimento do sintoma neurótico, em alguns casos somático e em outros, comportamental. A neurose é um desenvolvimento tanto fisiológico quanto psicológico: “uma pessoa literalmente incorpora sua neurose”.
Na sociedade atual vive-se, de modo geral, muito mais em um estado de contração e de tensão, com pouco espaço para o relaxamento, favorecendo o surgimento de doenças psicossomáticas. A massagem biodinâmica enquanto instrumento terapêutico, respeitando a singularidade de cada indivíduo, molda-se à necessidade de cada pessoa com a intenção de alcançar um estado de bem estar e de maior vitalidade, ajudando na auto regulação.
Em suas pesquisas, Gerda Boyesen descobriu o que chamou de “couraça visceral” (representações localizadas no funcionamento peristáltico do intestino) tornando-o hipotônico ou hipertônico; a hipótese é que o movimento peristáltico além da sua função no sistema digestivo atua como regulador da bioenergia no organismo, ou seja, o movimento é afetado por fatores psicológicos, podendo “fechar-se” ou ficar “solto demais”, daí o que Boyesen chamou de psicoperistaltismo, cuja regulação assumiu lugar de relevante importância na sua teoria.
A terapia biodinâmica convida o indivíduo a reconhecer os estímulos internos, encorajando a livre associação de movimentos, evoluindo da psicanálise e da vegetoterapia reichiana, sendo chamada por Helen Guaresi (1999) de “a psicanálise no corpo”. Boyesen, observando as transformações que ocorriam em seus clientes durante o processo terapêutico, na medida em que estes entravam em contato consigo mesmo, desenvolveu o conceito de personalidade primária.
A Personalidade Primária, se refere a uma pessoa que não retirou ou encarcerou a sua Energia Vital. É uma pessoa que está em contato com a circulação da sua ‘libido’, existe nela uma alegria natural, é uma pessoa segura de si, presente, espontânea, inteira. Mas, a partir das experiências com o meio e com a educação para o convívio social, a pessoa cria uma estrutura defensiva, o que seria a personalidade secundária.
O processo terapêutico visa resgatar o núcleo saudável – a personalidade primária. Quando se inicia um processo para libertar esse núcleo vivo, saudável das amarras da neurose, consequentemente o/a paciente entra em contato com seu próprio corpo, sua “casa”, sua espontaneidade surgindo assim expressões de sua Personalidade Primária. Acreditamos que o ser humano tem a capacidade natural de sentir-se pleno; uma condição de bem-estar independente, pois nosso corpo tem uma ferramenta poderosa para a auto regulação e você pode fazer essa manutenção para se resgatar.
Psicologia-e-massagem-biodinâmica